A CRB Nacional iniciou um diálogo sobre Justiça, Paz e Ecologia. Acompanhamos os sinais dos tempos e com atenção voltada para as grandes causas sociais e para as questões ecológicas -  nos dias 4, 5 e 6 de junho  no Encontro Naciona de Justiça, Paz e Integridade da Criação. Constatou que cada vez mais vivemos relações injustas provocadas pelo modelo econômico, politico, social, cultural e religioso, que desencadeia violência, marginalidade, divisão, desequilíbrio ecológico e uso irracional dos bens da Mãe Terra causando não somente maior pobreza, mas também destruição da própria vida.

Na carta convite para este encontro a CRB Nacional disse:   "Impulsionadas pelo grande convite do nosso querido Papa Francisco ao dedicar um  Ano à Vida Consagrada acolhemos e apoiamos com todo o coração o seu chamado a viver o Evangelho com ternura, simplicidade e autocrítica, superando a comodidade autoreferencial (DA 8,94). Comprometemos-nos a ser comunidades “em saída”, “Igreja com as portas abertas […] para chegar às periferias humanas” (EG 46), em sintonia com toda a criação, e pelo Horizonte e as prioridades deste Triênio da CRB Nacional que nos convida a “intensificar nossa presença missionária e atuação profética, nas situações de fronteira (humanas, geográficas, sociais e culturais) e periferias”, que queremos dar continuidade a reflexão e atuação em prol destas causas. A questão da Justiça, Paz e Ecologia são compromisso de todos nós. A CRB Nacional sempre esteve atenta a essas questões, sempre esteve na defesa dos mais pobres e marcou presença nas grandes lutas do povo. Por muitos anos contamos com a valiosa atuação do Grupo de Reflexão e Ação de Justiça e Solidariedade-JUS-SOL, composta por Religiosas e Religiosos comprometidos/as na defesa da vida dos mais necessitados.  Sabemos que são muitas as iniciativas e compromisso das Congregações e famílias Religiosas nestas frentes de ação, gostaríamos de retomar a caminhada convidando cada irmã, cada irmão a refletir conosco estas questões que para nós tem uma relevância muito grande."

Participantes neste encontro foram de Goiânia Irmãs Maura Finn e Joana Mendes,  e leiga Vera Lucia dos Santos, das ISJ de Rochester, junto com Irmãs Dominicanas, Passionistas, Missionarias de Jesus  Crucificado, e Frei Dominicano José Fernandes;  em total 74 participantes de 22 estados brasilieros se reunirem na Casa de Retiros Assunção em Brasilia durante o feriado de Corpos Christi.     Se comprometerem voltar para os regionais da CRB em cada estado para promover a formação de grupos de Justiça, Paz e Integridade da Criação.