Brazil Climate Action Hub é sucesso na COP27

Espaço representativo da sociedade brasileira na Conferência de Clima da ONU teve presença multisetorial, lançamento de estudos e debates propositivos com a comunidade internacional e o novo governo eleito no Brasil

Em 2019, o desprezo do governo de Jair Bolsonaro à agenda do clima mobilizou organizações da sociedade civil e da Academia a desenvolverem um espaço nas COPs que representasse os esforços destes atores no enfrentamento às mudanças climáticas e na preservação dos povos originários e tradicionais do Brasil. Deste movimento nasceu, na COP25, em Madri, o Brazil Climate Action Hub, que chegou à sua terceira edição em 2022, na COP27, no Egito. Coordenadores do Hub, o Instituto Clima e Sociedade, o Instituto Climainfo e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) celebram o resultado acima das expectativas: 52 eventos entre os dias 8 e 18 de novembro, com 158 entidades envolvidas, presença multisetorial e debate plural, além de recorde de púbico (cerca de 3 mil pessoas)

No espaço, sempre cheio reuniram-se representantes da sociedade civil, juventude, movimento negro, quilombolas, povos indígenas, parlamentares, governadores, membros do governo de transição, setor privado e comunidade internacional, além da imprensa. Não foram poucos os temas abordados. Justiça climática; estratégias de financiamento e implementação; caminhos para a descarbonização (sob óticas de bioeconomia, taxonomias verdes, alianças multissetoriais e internacionais, proteção de florestas, entre outros); adaptação, perdas e danos e impactos nos territórios (um dos pontos altos do texto final das negociações oficiais); florestas e responsabilidades; juventude e energia são alguns dos eixos centrais que permearam os debates.

O Brazil Hub foi também um local de troca com a comunidade internacional. Representantes de países do Sul Global, como Indonésia, Congo e África do Sul estiverem presentes em painéis que discutiram alianças, florestas e transição energética justa nos países em desenvolvimento. Mais do que nunca, o recado foi dado: a pauta do clima não se restringe ao meio ambiente. Pelo contrário, sua visão e necessidades holísticas passam diretamente pela economia, redução de desigualdades, inclusão social, propostas inovadoras e estratégias disruptivas.

Fonte: Instituto Clima e Sociedade (iCS)