Mons. William H. Shannon, um prolífico e estudioso autor, morreu domingo na Casa Mãe das Irmãs de São José. Ele tinha 94 anos.

A Diocese de Rochester [NY, EUA] emitiu o comunicado seguinte:
“Mons. Shannon, um padre da Diocese de Rochester há quase 69 anos, foi reconhecido internacionalmente como um especialista sobre o famoso monge trapista Thomas Merton. Mons. Shannon editou vários volumes de suas cartas e é autor de uma aclamada biografia, Lâmpada silenciosa: A história de Thomas Merton.

Mons. Shannon também foi o presidente fundador da Sociedade International Thomas Merton. Também escreveu vários livros sobre espiritualidade católica e foi um frequente contribuidor para revistas e jornais.

Atuou como professor de religião em Nazareth College of Rochester de 1946 até se aposentar em 1982, quando ele se tornou professor emérito. Ele havia servido desde 1980 como capelão das Irmãs de São José na sede da Casa Mãe e continuou ativo, celebrando a liturgia, pregando, ensinando e escrevendo até poucos meses atrás.

Para as Irmãs de São José, Bill Shannon é muito mais do que um capelão “... ele é verdadeiramente um membro coração de nossa Congregação, tendo ministrado com nossas irmãs na educação há mais de 65 anos, e vivendo conosco durante mais de 30 anos na nossa casa-mãe. Ele visitou a nossa missão no Brasil em 1982 e estava sempre ansioso para conversar com as irmãs que retornaram do Brasil a Rochester em suas visitas.”

Nossa Congregação tem sido abençoada com um querido amigo, um irmão, um professor estudioso, e sacerdote diocesano profundamente espiritual que estava aberto para o mundo, buscando viver a sua fé com integridade dentro de nossa igreja. Ele pregou a palavra de Deus com clareza e profeticamente, chamando cada irmã e todos aqueles que o ouviam, a crescer na fé e no amor.

Irmã Joana Mendes escreveu para expressar nossa solidariedade a todos em Rochester:

“O único Português que Bill Shannon aprendeu fluentemente e usou sempre que podia: Feliz Ano Novo! Dizemos a Bill agora, Feliz Vida Nova! Feliz Encontro com seu Deus, com seu grande amigo Thomas Merton, e centenas de Irmãs de São José que esperam sua chegada no céu.”