Dia 21 de setembro, Dia da Árvore!

O Grupo Grita Cerrado, composto por Pastorais Sociais, Igrejas, Movimentos Sociais do Campo e da Cidade e Entidades de Goiânia, reuniu na noite de 21 de setembro, na Casa da Juventude em Goiânia, tendo convidados os Candidatos ao Governo do Estado de Goiás, a Deputado Estadual e Federal a participar numa celebração ecumênica. Nesta noite foi celebrada a vida do Bioma Cerrado e lido um Manifesto em favor da preservação do Cerrado.

O Manifesto destacou: “Este jardim [o Cerrado] vem sendo destruído pela humanidade e, nos últimos tempos, presenciamos inúmeras catástrofes ambientais como consequência da nossa irracionalidade no uso dos recursos naturais. O bioma Cerrado, considerado o mais antigo jardim do mundo, está no limite de sua capacidade de exploração. Cabe a nós, sociedade organizada e poder público estatal, tomar medidas urgentes para reverter esse quadro.”
Três candidatos comparecerem e assinaram Carta Compromisso em Defesa do Bioma Cerrado que traz indicativos de ações para a preservação do Cerrado por meio de políticas públicas ao ser eleito (a) e assumir o mandato 2011/14:
Marta Cezaria, (PT Candidata a Deputada Estadual)
Antônio Baiano (PT Candidato a Deputado Estadual)
Gilvane Filipe (PPS/PT do B Candidato a Deputado Estadual)


Segue a Carta no íntegro:

CARTA COMPROMISSO EM DEFESA DO BIOMA CERRADO

O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, localizado em uma grande área do Brasil Central. Por fazer fronteira com outros importantes biomas, (a Amazônia ao norte, a Caatinga a nordeste, o Pantanal a sudoeste e a Mata Atlântica a sudeste), a fauna e flora do Cerrado são extremamente ricas. É um dos principais biomas do país, ocupa cerca de 22% de todo o território e abriga o nascedouro de nascentes de importantes bacias hidrográficas, contudo sofre com a ameaça constante de extinção. Essa previsão pessimista é proveniente do atual panorama em que se encontra o Cerrado no qual aproximadamente 80% da biodiversidade já sofreu alterações, seja na fauna e como na flora. Em Goiás a situação é mais grave pois estimativas revelam que cerca de 90% de todo bioma já se encontra alterado. O desmatamento é alarmante, chegando a 1,5% ou três milhões de hectares/ano. Os parques de preservações representam apenas 1% de todo cerrado goiano, enquanto que em outros estados a média é de 2,5%. Esses dados estão muito abaixo das metas internacionais que é de 10%.
Por várias décadas o cerrado foi visto como impróprio à ocupação agropecuária, portanto inviável economicamente. Tal pensamento era devido às características de solo, muito ácido por causa da alta concentração de hidróxido de alumínio e o tipo de vegetação, de árvores baixas e arbustos. Com a implantação do modelo de agricultura tecnológica a partir da década de 1960/70, denominada de Revolução Verde, este quadro reverteu, pois descobriu-se a fórmula de corrigir o solo e torná-lo produtivo.
Este modelo impactou grandemente o meio-ambiente no Centro-Oeste, especialmente o bioma Cerrado (berço das águas), pois trouxe consigo a cultura da criação de gado em regime intensivo, a introdução das monoculturas principalmente a soja e a cana-de-açúcar e a conseqüente necessidade de formação de pastagens de brachiaria, além do plantio das lavouras com pesada utilização de máquinas e abusivo uso de agrotóxicos. Aos poucos a vegetação foi sendo retirada e rios e nascentes contaminados e ou degradados.
Diante da situação alarmante precisamos tomar iniciativas em prol da preservação do Cerrado. A grande biodiversidade que circunda o bioma não recebe o destaque necessário relativo a sua importância no cenário nacional para o equilíbrio ambiental, uma vez que é o bioma mais antigo do planeta. A Amazônia a cada dia ganha mais destaque, o que é importante, porém não se comenta, por exemplo, que os rios que cortam a floresta nascem no Cerrado, que é considerado o “chuveiro” que distribui água para todas as bacias hidrográficas do país.
Dada a importância da preservação do Cerrado, segue abaixo algumas ações que precisam ser assumidas pela sociedade civil organizada e pelo Estado:

1. Criar e fortalecer Comitês de Bacias Hidrográficas para preservação dos mananciais;
2. Estabelecer um limite do tamanho de áreas de terras para o plantio da cana-de-açúcar e outras monoculturas no estado de Goiás;
3. Lutar pela aprovação da PEC 115/150/1995, que reconhece o Bioma Cerrado e a Caatinga como Patrimônio de preservação Nacional;
4. Apoiar a campanha do Limite do tamanho da propriedade da terra no Brasil para fins de reforma agrária e construção de um novo modelo de agricultura baseado na agroecologia;
5. Aprovar a Lei que institui a política estadual da agricultura familiar, elaborada em conjunto pelo Fórum Estadual de Reforma Agrária e SEAGRO;
6. Fiscalizar o fiel cumprimento das Leis de preservação ambiental e destinação adequada do lixo;
A preservação do Cerrado e de todos os demais biomas do Brasil e do mundo é de fundamental importância para a continuidade da vida de todas as espécies animais e vegetais. Medidas urgentes devem ser tomadas para que possamos utilizar os recursos naturais de forma consciente. Para isso é preciso rever os nossos hábitos que hoje é de consumo exacerbado e buscar uma nova relação com a mãe terra, relação esta pautada pelo zelo e cuidado.
Estando ciente das medidas a serem tomadas acerca da preservação do Bioma Cerrado, o Grupo Grita Cerrado quer ser um espaço de discussão permanente sobre os problemas que afetam o Cerrado e convoca Entidades, Movimentos Sociais, Igrejas e Candidatos ao Executivo e Legislativo de Goiás ao pleito 2011/14 a assumirem essa causa. Para isso subscrevemo-nos: