FRATERNIDADE E SAÙDE PÙBLICA

No domingo, 12 de fevereiro, dia de descanso, aproximadamente 100 pessoas de todas as comunidades da Paróquia NS de Aparecida, no bairro Jardim Balneário Meio-Ponte, Goiânia se reuniram para aprender sobre o SUS, o Sistema Único de Saúde pública, em preparação para a Campanha da Fraternidade. Terá início, no dia 22 de fevereiro, a Campanha com o tema: Fraternidade e Saúde Pública. É importante para as pessoas entrar nesta Campanha!

A assessora Lirce Lamounier, Sanitarista e Agente da Pastoral da Saúde na Arquidiocese de Goiânia, levou o grupo a refletir sobre a responsabilidade de cada pessoa e de todas as comunidades da Igreja, em participar nesta discussão sobre as questões de saúde pública, e de se comprometer no controle social através de Conselhos e Conferências de Saúde. Lirce chamou todos a ACORDAR! Precisamos saber sobre os caminhos do SUS para orientar as pessoas que precisam de atendimento de saúde. Mas ainda mais importante, é o caminho para uma vida mais saudável através de práticas pessoais de saúde, incluindo buscar no SUS prevenção às doenças, procurando exames preventivos.

A Pastoral da Saúde está organizada com 200 mil voluntários no Brasil!
Há 3 dimensões nesta Pastoral:

Solidária - visita aos enfermos em casa e nos hospitais

Comunitária - promoção de saúde e prevenção de doenças, 
                      junto com os Serviços públicos

Político-instituicional - participação ativa nos conselhos e Conferências
                                   de saúde, locais, municipais, estaduais e nacionais

João Paulo II disse:
     “Boa saúde não é apenas ausência de doenças ....
       é a vida plenamente vivida nas dimensões pessoais e sociais.”

Através de liturgias, grupos de vizinhos, catequese, Grupos e Pastorais organizadas em nossas comunidades, queremos levar a discussão e ação pra frente!

Que a saúde se difunda sobre a terra! (Eclo 38,8)