Articulados pelas Irmãs do Núcleo da CRB Alto da Poeira reuniram-se mais de cem pessoas de comunidades eclesiais de base, movimentos contra a privatização dos serviços públicos de saúde e educação e outros cidadãos e cidadãs. Analisamos a conjuntura atual de desmonte do Estado, orquestrado pelos congressistas a serviço de grandes empresas que financiaram suas campanhas eleitorais. 

Irmã Maria José, ISJR, contestou o discurso que defende a redução da maioridade penal, mostrando que a reincidência dos menores infratores é muito menor do que a dos adultos que saem das prisões. Ilustrou como a proposta interessa quem está pronto para lucrar com a construção de unidades prisionais para menores e com a terceirização da gestão das mesmas.

Michelly Coutinho, representante Centro-Oeste da AMAR, Associação Mundial das Rádios
Comunitárias e da Associação Mulheres na Comunicação, falou sobre a mídia, como oito famílias donas das maiores empresas controlam o que e como se passa informação ao público via as emissoras de TV, rádio e a imprensa escrita.

Professora Valderez L. Miguel, da PUC GO, nos ajudou entender a estratégia de desmonte do Estado e privatização de serviços públicos de saúde, ensino, etc., sendo executado em Goiás e outros estados, que afinal faz de serviços públicos se tornem negócios rentáveis para as empresas que os assumem.

Ao fim do encontro, houve propostas de mais encontros de informação e formação e incentivo a participação ativa nos conselhos de controle social, desde o local até distrital, municipal e estadual.