O documentário repercorre os encontros do Papa Francisco com vários líderes engajados, na linha de frente, no cuidado da Casa comum.

Amedeo Lomonaco – Vatican News

No dia da Festa de São Francisco, celebrada nesta terça-feira (04/10), foi apresentado, na Sala de Imprensa da Santa Sé, o filme intitulado "A Carta" sobre o poder da humanidade para deter a crise ecológica. O diálogo exclusivo com o Pontífice, contado no filme, oferece aprofundamentos sobre a história pessoal do Papa Francisco e fatos inéditos de sua posse. Os protagonistas deste documentário são um indígena da Amazônia, um refugiado do Senegal, uma jovem ativista indiana e dois cientistas estadunidenses. Vozes representando outras vozes, muitas vezes não ouvidas, sobre as questões críticas relacionadas às mudanças climáticas.

O documentário "A Carta", disponível gratuitamente através de um serviço de streaming no canal YouTube Originals, foi produzido pela equipe "Off the Fence", vencedora de um Oscar, em colaboração com o Movimento Laudato si' e os Dicastérios para a Comunicação e para a Promoção do Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

A crise ecológica afeta a todos

A crise ambiental não é um problema que diz respeito apenas aos católicos. Diz respeito a todos, agora e às gerações futuras. Este filme é um grito de alarme para as pessoas de todo o mundo: devemos agir juntos, e devemos fazê-lo agora." 

Agir juntos para conter os efeitos das mudanças climáticas

A presidente do Conselho de Administração do Movimento Laudato si', Lorna Gold, lembrou que a mensagem de Francisco é dirigida a todos: cada ser humano pode dar sua contribuição para defender a Casa comum. "Os sinais de catástrofe ecológica", observou, "estão por toda parte. Este filme destaca as trágicas consequências da inação, mas também aponta o caminho a seguir".

Por fim, um dos protagonistas do filme falou na coletiva de imprensa. Trata-se do Cacique Odair "Dadá" Borari, chefe geral da Terra Indígena Maró, no Pará, que indicou uma prioridade: a de defender o território da Amazônia. "Falo em nome da floresta e da população indígena que luta para pedir justiça." "Espero que os presidentes de todos os países possam unir seus esforços para encontrar uma solução e defender a Amazônia", disse o cacique Dadá. "Esperamos que o novo presidente do Brasil possa construir uma "nova política" na qual não haja espaço para a destruição da floresta", concluiu.

O Papa, a Crise Ambiental e os Líderes de Destaque | The Letter: Laudato Si'

Link: https://www.youtube.com/watch?v=Rps9bs85BII

Observação: Ao iniciar o filme, clicar no ícone para configurações e escolher Legendas, depois Portuguese (Brasil)