Ficar à distância

Várias vezes no Evangelho, a frase “à distância” é usada para descrever onde as pessoas se relacionavam com Jesus durante Seu ministério público – o demoníaco geraseno que vivia na caverna, por exemplo, e os dez leprosos que tinham doenças que também criavam um estigma social para eles. As pessoas que Jesus alimentou no monte vieram de muito longe. Jesus viu a figueira estéril à distância. O pai pródigo ficava no topo de uma colina todos os dias e esperava, esperançoso, que seu filho aparecesse à distância.

Mas Jesus nunca escolheu ficar distante de alguém que precisasse de Seu amor e misericórdia.

Depois que Jesus foi levado para fora do Jardim do Getsêmani pelos soldados e guardas enviados pelo sumo sacerdote, Pedro o seguiu “à distância”. Três vezes Pedro negou conhecer Jesus, mas Jesus estava perto o suficiente para se voltar e olhar para Pedro com amor, compaixão e compreensão. Jesus tinha um jeito de acabar com as distâncias.

Jesus não estava distante de Pedro que precisava do Seu amor e misericórdia.

Marcos, Mateus e Lucas, descrevendo a cena da crucificação, disseram que as mulheres que seguiram e apoiaram Jesus ficaram à distância. (Mt. 27,55, Mc. 15,40, Lc. 23,49) Não amassado. Eles ficaram em silenciosa admiração pelo Santo.

John tem uma opinião diferente. Ele descreve três mulheres aos pés da cruz: Maria, mãe de Jesus, Maria de Cléofas, irmã de sua mãe e Maria Madalena. Novamente de pé. Mas não à distância. Ao pé da cruz. Seria difícil chegar mais perto.

Nenhum dos evangelistas descreve qualquer discípulo masculino de Jesus como estando no local da crucificação.

Semana Santa chegará em duas semanas. Onde você estará? Onde estarei? Estaremos distantes, sem interesse em nos aproximar? Iremos nos distanciar porque não sabemos que podemos nos aproximar? Vamos desmoronar? Ou ficaremos maravilhados com o que Deus fez por nós?

Na cruz, Jesus não estava distante de quem precisava do Seu amor e misericórdia? Lembra-se de Dimas, o bom ladrão? Ele era o mais próximo de todos.

Como nos voltaremos para a Semana Santa? À distância ou mais perto a cada dia? Estaremos na Liturgia da Sexta-Feira Santa da Paixão do Senhor? Se não pudermos, podemos pelo menos nos deter na narrativa da Paixão no Evangelho de João?

~ Irmã Joan Sobala

Obrigada Ir. Joan, que escreveu este texto para seu blog