No sábado, dia 12 de fevereiro, mais de 110 pessoas participaram num dia de aprofundamento sobre “A Franternidade e a Vida no Planeta”, tema da Campanha da Fraternidade que inicirá no dia 9 de março, quarta feira de cinzas. Assessorado por várias irmãs e leigas, este dia foi oferecido a todas as comunidades, paróquias e outras entidades e grupos que interessam em entrar nesta Campanha da Fraternidade.
O lema: “ A Criação geme em dores de parto” ( trecho de Romanos 8: 22) chama atenção para a urgência e gravidade da situação global do meio ambiente.
Neste dia, usando o metodologia Ver – Julgar – Agir, Irmã Terezinha del Àqua, das Irmãs Franciscanas de Maria Imaculada, dinamizou uma manhã de espiritualidade onde todas celebraram a criação e sentiram os efeitos do “anti-genesis”, a grave destruição dos elementos de ar, água, e terra, com a diminuição da biodiversidade. A Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) montou no Auditório do Centro Pastoral Dom Fernando alguns elementos do Memorial do Cerrado, mostrando a beleza da flora e fauna do Cerrado.
Ir. Rita Kallabis, Missionária de Cristo, apresentou conteúdo que chamou atenção sobre a situação atual no mundo e no Brasil, com mudanças climáticas e aquecimento global. Há urgência de um novo padrão de produção e consumo. Escolheremos continuar a acumulação de morte e a riqueza de poucos ou a acumulação de vida e bem estar de todos?
Ir. Maura Finn, Irmã de São José de Rochester, apresentou o material do texto base da Campanha da Fraternidade sobre o Agir. Precisamos viver novas relações com a natureza, com todos os seres humanos e as outras espécies da criação, e com Deus. As maneiras de mudar a nós mesmos tem que ser assumidas por cada pessoa individualmente e em comunidade. E precisamos de mudanças mais amplas nas questões de energia, do desmatamento e do agronégocio.
Regina Marta Pereira Morais, leiga do Centro Loyola, animou cantos ao longo do dia. Irmã Luzia Neves, das Missionárias de Jesus Crucificado, Múria Carrijo Viana, da Comissão Pastoral da Terra, animaram oficinas para os participantes na parte da tarde.
Todos assumem a tarefa de animar a Campanha da Fraternidade nas suas comunidades, escolas, e famílias. Como o Hino da Campanha da Frantrnidade proclama: 

“Nossa mãe terra, Senhor, Geme de dor noite e dia. Será de parto esse dor? Ou simplesmente agonia?! Vai depender só de nós! Vai depender só de nós!”