O mundo inteiro escutou notícias da eleição presidencial nos Estados Unidos, desde dia 3 de novembro.  Não para de contar o conduto estranho, anti-democrático e sem razão do Presidente Donald Trump, após de perder a eleição.   Como as Irmãs de São José reagirem a esta eleição?   

Leia este texo abaixo, para conhecer a esperança das Irmãs com o resultado desta eleição!

A Federação das Irmãs de St. Joseph dos EUA se junta à Conferência de Liderança das Mulheres Religiosas (LCWR) para parabenizar o presidente eleito Joe Biden e a vice-presidente eleita Kamala Harris e prometer trabalhar com eles para construir uma sociedade digna dos valores aos quais nossa união imperfeita aspira.

 

Rezamos - como Irmãs de São José e seus parceiros - dedicados à missão de cura e reconciliação, para reparar as relações fraturadas que nos dividiram durante esta difícil temporada eleitoral e recuperar nossa unidade essencial como nação.

As pessoas desta nação pluralista formam uma comunidade diversificada caracterizada por diferentes crenças, experiências e interesses. Sabemos que nossas diferenças podem ser nossas maiores forças; nossas discordâncias, oportunidades para buscar a verdade. Nosso desafio é abraçar essas diferenças e juntos buscar o bem comum para que não reem todos os laços que nos unam.

 

Nosso mandato evangélico como Irmãs de São José é unir nosso próximo ao próximo e o próximo a Deus. Agora é a hora de abrir espaço em nossos corações e comunidades para as necessidades e preocupações de todo o povo de Deus, a mãe sem documentos, o agricultor do Centro-Oeste, o metalúrgico desempregado, a empresária suburbana, e as crianças e idosos enviados para viver na pobreza. É hora de derrubar as paredes — reais ou imaginadas — que nos dividem por gênero, raça, classe, geografia, estilo de vida, ideologia, partido político e crença religiosa e abrir espaço em nosso corpo político para todos que foram desafetados, desprivilegiados e descartados.

 

Agora é a hora de banir o medo que infecta nossas almas e diminui nossa esperança. Não há espaço nesta nação por medo do outro; não há necessidade de temer a mudança; não há razão para temer o futuro. Esta é uma nação construída sobre os sonhos de nossos ancestrais e as visões de nossos filhos. Nossa tarefa é abrir espaço na mesa para cada voz e cada visão.

 

Agradecemos àqueles que saíram em números recordes para exercerem seu direito de votar de forma pacífica e respeitosa. Seu claro compromisso com esta nossa experiência democrática é bom para o sucesso da difícil tarefa que está por vir.

 

Sabemos que o trabalho será lento e árduo, e ainda assim nos unimos com irmãs católicas e seus parceiros em toda a nação à medida que renovamos nosso compromisso de exercer coragem diante da injustiça, medo e divisão. Não vamos encolher do desafio diante de nós para proteger a sacralidade de toda a vida humana, para desmantelar a supremacia branca, acolher o estranho, cuidar da criação, e ficar com aqueles que foram explorados e marginalizados por nossa cultura descartável.

 

Prometemos mais uma vez ser a presença curativa de Deus. Nós nos comprometemos a manter as necessidades e preocupações de todos no coração de um Deus amoroso e sempre fiel. Nós nos comprometemos com a tarefa sagrada de construir a "Comunidade Amada" da qual o Dr. Martin Luther King Jr. falou tão eloquentemente, e convidamos todas as pessoas de boa vontade a se juntarem a nós.

        Traduzido do site      Sisters of St. Joseph  U.S.  Federation     cssjfed.org