NOTA DE FALECIMENTO

É com pesar, pela falta que sentimos, que comunicamos que no dia 9 de abril 2012 a nossa querida Irmã Katherine Popowich foi acolhida nos braços de Deus Pai. A morte dela ocorreu seis dias depois de ter sido internada na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia.

Irmã Katherine foi uma das fundadoras da missão das Irmãs de São José de Rochester no Brasil. Chegou ao Brasil no ano de 1964, em resposta ao chamado do Papa João XXIII, que convidou Congregações Religiosas a enviar Irmãs para servir na América Latina. Durante 48 anos, Ir. Katherine conviveu com o povo em Paranaiguara, São Simão, Cachoeira Alta, Goiânia, Goiás e Uberlândia, MG. Com o seu grande amor pela Congregação, iniciou os encontros nacionais e internacionais das Irmãs de São José, serviu como membro da diretoria da CRB Regional (Conferencia dos Religiosos no Brasil), em Goiânia, nos anos 90.

Chegando ao Brasil Irmã Katherine (também conhecida como Irmã Miguela e Irmã Catarina) iniciou seu ministério em Mateira, GO (hoje Paranaiguara), na Diocese de Jataí, como agente de pastoral, professora e diretora nas escolas estaduais da cidade onde a educação ainda estava iniciando naquela região. Ela também trabalhou como agente de Pastoral em São Simão, Itaguaçu, e Cachoeira Alta permanecendo na diocese até 1984, quando foi transferida para Uberlândia, MG. Desde 1989 tem se doado ao serviço do povo nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) nos bairros Nova Esperança e Jardim Curitiba, na região Noroeste de Goiânia, conhecida como "Alto da Poeira". Irmã Katherine foi uma militante apaixonada e grande defensora do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo servido no Conselho Municipal de Saúde por muitos anos; serviu como presidente do conselho municipal de saúde de Goiânia nos anos de 2000-2001 e continuou como conselheira até dezembro de 2011. Ela ainda contribuiu para que fosse construída a Maternidade Nascer Cidadão, em Jardim Curitiba III, com uma proposta alternativa de parto humanizado. Lutou por melhores condições na Maternidade Dona Íris e pelo CAPS na Vila Mutirão. Sempre incentivou outros usuários e usuárias a participarem do Conselho Municipal de Saúde e de Conselhos locais

Irmã Katherine foi a nossa irmã pioneira, que nos encorajava, cutucava e incentivava na caminhada na Vida Religiosa, nas CEBs e na participação do povo no controle social. Ela nos deixou seu exemplo firme de Fé no Evangelho e de dedicação com a Igreja - Povo-de-Deus. Sentiremos a sua falta, e agradecemos a Deus pelos frutos de sua vida como Irmã verdadeira nossa e do nosso povo.

Deus a acolheu com 84 anos de idade dos quais 66 anos como Irmã de São José de Rochester e 48 anos nas terras brasileiras.

MAIS NOTÍCIAS SOBRE IRMÃ KATHERINE:

Site da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Goiânia
http://www.saude.goiania.go.gov.br/html/noticia/12/01/especialkhaterine.shtml

Site da Arquidiocese de Goiânia
http://www.arquidiocesedegoiania.org.br/site/donwloads/cadernosaude.pdf